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Tudo o que você precisa saber sobre Seguro Garantia para Licitações
01/11/2018

Participar de processos licitatórios promovidos por prefeituras e governos estaduais e federais tem sido o caminho adotado por diversas empresas brasileiras para seguirem vivas e competitivas no mercado.

Seja fornecendo algum tipo de serviço, produto, ou mesmo sendo responsável pela execução de uma grande obra, a iniciativa privada estabelece cada vez mais suas relações com o Poder Público, especialmente no momento em que o mercado segue em crise e os investimentos escassos.

Enquanto as administrações de cidades e estados precisam garantir a transparência dos recursos gastos em compras públicas e, para isso, recorrem às licitações para contratar empresas que ofereçam o serviço solicitado pelo menor preço, as empresas concorrentes devem assegurar a entrega da obra, do serviço ou do produto que está sendo requisitado, independente de qualquer tipo de problema que possa vir a ocorrer, sejam de ordem financeira ou não e, para isto devem apresentar garantias.

Essas garantias, tão importante para o contratante e para o contratado, pode ser conquistada por meio do Seguro Garantia para Licitações.

 

Como funciona o Seguro para Licitações
 

A Lei 8.666/93, que trata das normas para licitações e contratos firmados pelas administrações públicas e que em breve deve ter uma nova redação discutida no Congresso, prevê uma lista de garantias/fianças no processo de desenvolvimento das concorrências públicas, para participação da licitação em muitos casos e inclusive na assinatura do contrato.

Com a possibilidade de aprovação de uma nova legislação que normatize esses certames, o valor das garantias exigidas aumentarão, trazendo maior responsabilidade aos garantidores, especialmente em se tratando de grandes obras, uma vez que “garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado” conforme explica o texto do projeto de lei 6814/2017, que segue em análise. Isso porque, caso o compromisso não seja honrado pela empresa, a seguradora assume a posição de garantidora para os efeitos do disposto no edital.

 

Quando contratar a Garantia


Para participar de um processo licitatório a empresa poderá necessitar contratar a garantia em dois momentos. Muitas vezes na primeira etapa do processo quando a empresa organizará sua documentação para concorrer e neste caso a garantia se refere a manutenção da proposta, sendo o seu papel neste momento garantir que a empresa honrará com o preço ofertado e não deixe de assinar o contrato.

A segunda etapa do processo é tratada quando a empresa é a vencedora do certame, quando deverá apresentar uma garantia/fiança que garantirá ao órgão a tranquilidade de que o contrato será executado na sua totalidade, afastando assim qualquer possibilidade de não entrega daquilo que tenha sido contratado pelo órgão.


Os benefícios de contratar o Seguro para Licitações


O Seguro Garantia para Licitações é forma mais rápida e econômica de assegurar o cumprimento do contrato com o Poder Público. Isso porque o custo deste seguro é o menor se comparado com outras garantias descritas na Lei, além de ser o mais utilizado no mercado.

Outro benefício do seguro é que a empresa não fica com o dinheiro preso ao contrato e não compromete suas linhas de crédito bancários. Sendo assim, a empresa ficará com maior disponibilidade financeira para investir ou utilizar recursos no que mais precisar para se tornar ainda mais competitiva no mercado.

Com o Seguro Garantia para Licitações, a empresa também garante sua boa reputação no mercado das concorrências públicas, sendo lembrada como uma empresa responsável e de confiança.

 

Veja as principais vantagens em se contratar o Seguro Garantia para Licitações
 

- Custo inferior se comparado as demais opções de garantia, entre elas fiança bancária ou depósito em dinheiro;

- Opção mais segura que uma empresa pode apresentar como garantia no momento de se apresentar como concorrente em uma concorrência pública,

- Melhor maneira de caucionar contratos firmados com o Poder Público, que se sentirá seguro em firmar uma parceria sabendo que o serviço ou obra será entregue;

- Custo do seguro não compromete o fluxo de caixa da empresa, com isso o capital de giro fica disponível para novos investimentos;

- Não compromete também a capacidade de pagamento de outros compromissos já assumidos;

- Não exige contra garantia financeira.

 

Como e onde contratar


Com uma equipe especializada, a Baroli Corretora oferece toda a assessoria e estrutura necessária para que a empresa participante de uma concorrência pública faça seu Seguro Garantia para Licitações.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, possui qualificação e conhecimento para entender as necessidades de cada cliente e encontrar a melhor solução.

Entre em contato com a Baroli Corretora, conheça os serviços e benefícios do seguro para licitações e garanta a segurança e o sucesso de seus negócios.

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